terça-feira, 18 de junho de 2013



Abdômen – O sonho da perfeição






SEDENTARISMO  NÃO COMBINA COM ABDÔMEN DEFINIDO!

O pior vilão da barriga excessiva é o sedentarismo combinado com uma alimentação calórica. Por isso, os especialistas recomendam que o ponto de partida para o indivíduo, que queira ficar em forma, é iniciar uma reeducação alimentar e praticar alguma atividade física. Além de fazer bem à saúde, o corpo vai responder rapidamente, através da perda de peso.

Algumas atitudes simples colaboram para um abdômen fortalecido, como as seguintes:

- Evitar ficar sentado por muito tempo: permanecer sentado por um longo período não é aconselhável, já que o abdômen fica relaxado, propiciando o não enrijecimento do mesmo. O ideal é levantar a cada uma hora para movimentar um pouco o corpo e ao sentar-se, contrair o abdômen.
- Fazer abdominais em dias alternados: como todo
 exercício físico, praticar abdominais todos os dias não é indicado, já que a musculatura desta região precisa de um intervalo de 24 horas de descanso. Antes de iniciar o treino, é preciso se aquecer entre 15 a 20 minutos, para evitar dores e lesões musculares e não sobrecarregar a região com muitos exercícios, pois abdominal não reduz barriga, e sim, ajuda a fortalecê-la e defini-la. Para obter melhores resultados, recomenda-se realizar atividades aeróbicas, como andar de esteira, bicicleta, corrida, natação, entre outras.
- Evitar bebidas com refeição: é preciso parar com um péssimo hábito, que é o de comer ingerindo algum líquido simultaneamente. A ingestão de líquidos (inclusive água) juntamente com alimentos faz com que o abdômen dilate, resultando na temível barriga. O correto é tomar a bebida antes das refeições, ou então, uma hora após.
- Corrigir a postura: manter a coluna ereta e o abdômen contraído é essencial para evitar barriga em excesso. Para melhorar a postura corporal, há alternativas, como RPG (reeducação postural global), Pilates e fisioterapia, que devem ser acompanhadas por um profissional.
- Ter uma boa alimentação: sem dúvidas essa é uma das atitudes principais a ser tomada para se obter uma barriga rígida. Combinar alimentos saudáveis e com baixo teor calórico é fundamental, e não consumir demasiadamente comidas ricas em gordura.

 

Um comentário :