domingo, 23 de junho de 2013


Coloquialmente referida como “Teta de cadela”, a ginecomastia é uma manifestação caracterizada por excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino. Pode ocorrer em um ou em ambos peitorais; usualmente, manifesta-se por uma coceira persistente e o aparecimento de um nódulo logo abaixo do mamilo. A ginecomastia normalmente aparece em três fases distintas da vida. Aproximadamente 60-90% de bebes recém-nascidos apresentam uma pequena ginecomastia devido à presença de estrógenos na placenta da mãe. Neste caso, a hipertrofia do mamilo, normalmente, desaparece em algumas semanas. Muitos casos também se manifestam em adolescentes de 10 a 14 anos. Ocorre que em adolescentes, às vezes, a produção de estrógenos processa-se mais rápido do que a produção de testosterona, salientando-se assim caracteres femininos. E por último é a incidência de ginecomastia em homens na terceira idade que passam a converter estrógenos a partir da testosterona através de um processo denominado de aromatização. Esta hipertrofia normalmente não é cancerosa mas deve ser evitada.

A ginecomastia também pode ser desenvolvida por usuários de esteroides anabólicos, especialmente por aqueles que utilizam esteroides mais androgênicos. Ocorre que estes são os mais suscetíveis à aromatização e a ginecomastia é um dos efeitos da aromatização. Às vezes, este processo é tão saliente que o nódulo formado abaixo do mamilo começa a atrair qualquer gordura existente em volta, aumentando ainda mais a saliência.

A melhor forma de tratar a ginecomastia é evitar que ela apareça  Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) é um antagonista de estrógenos que trabalha bloqueando os receptores de estrógenos, sendo o medicamento mais utilizado entre os usuários de esteroides anabólicos. O citrato de tamoxifeno é usado principalmente para tratar câncer de mama em mulheres. Este medicamento pode causar a redução parcial da ginecomastia. Como lado negativo, o uso de NOLVADEX vem sendo relacionado com o desenvolvimento de câncer de fígado e uterino em mulheres que se servem dele por lon­go período.

A melhor forma de evitar a ginecomastia é não utilizar esteroides anabólicos, mas, se isto for inevitável, o melhor é utilizar aqueles que pouco aromatizam, ou seja, os menos androgênicos. Em caso de persistência, a ginecomastia pode ser removida cirurgicamente por um bom cirurgião plástico.

6 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sei que não está relacionado com o artigo, mas vou reclamar desse banner que aparece quando carregamos a página. Não tenho nada contra propagandas, mas ter um "X" que não fecha o banner e ainda abre o link é desrespeito, um sério problema de usabilidade, pois o usuário acaba abrindo o link mesmo quando clica no X que deveria ser para fechar o banner (direito de quem visita a página e não quer abrir o link).

    A dica, para quem não sabe, é clicar fora do banner, assim ele some da tela.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, pois eu tenho Ginecomastia, e me incomodo muito com isso, tenho muita vergonha de ficar sem camisa por conta disso, esse '' Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) '' Funciona mesmo ? (OBS: Nunca usei esteroide ou algo parecido, apenas treino Muay thai, e já cheguei a malhar alguns mêses pra ver se diminuia meu peito

    ResponderExcluir